terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Dicas para Blogueiros


Para quem já tem um blog a algum tempo, sabe o quanto é complicado muitas vezes conciliar o tempo do trabalho com a vida de blogueiro, ou mesmo quando é um blogueiro a full-time, não sabe como organizar seu tempo para que todas as tarefas sejam executadas da melhor maneira possível. O fato é que o tempo é realmente uma das principais desculpas para os problemas das pessoas, principalmente quando começam a trabalhar na internet. Todos tem o sonho de ganhar dinheiro com blogs, mas poucos sabem realmente do que esta esperando por eles. Ao contrário do que muitos pensam, ser o próprio patrão nos remete a responsabilidades muito pesadas, que quando não cumpridas corretamente podem significar a inércia ou decadência de um projeto online.
O obejtivo deste artigo é realmente passar algumas dicas que nós utilizamos em nosso dia a dia para conseguir fazer tudo que temos que fazer no menor tempo possível. Um dos principais pontos é realmente a organização das tarefas em nosso dia de trabalho, conta muito, quanto mais organizado, sistemático você for, melhor será o rendimento do seu trabalho. Logicamente que não precisa passar o dia inteiro de modo completamente programado, mas o trabalho é bastante importante.
organizar tempo

NÃO SE ILUDA

Como já referi acima, é de grande importância que você tenha em mente que não é só porque vai deixar de ter um chefe, que sua vida vai ser um grande mar de rosas. Muito pelo contrário, todas as suas responsabilidades aparecem em dobro, e se não segurar o tranco certamente vai passar por problemas financeiros (Pondere ler: como organizar sua vida financeira) e terá mesmo que voltar a trabalha no antigo emprego. Você terá que cuidar das finanças, a qualquer hora pode haver um update do Google e perder muito tráfego, se não trabalhar o dinheiro não aparece, entre milhares de outras responsabilidades. O fato é que trabalhar a partir de casa não significa ter uma vida perfeita, ao menos não nos 2 primeiros anos. Depois talvez já tenha um blog de grande sucesso ganhando super bem sem precisar fazer muita coisa. Tendo isso em mente, vamos então as dicas de como organizar seu tempo enquanto blogueiro.

TRABALHO É TRABALHO!

O principal problema de quem trabalha em casa é simplesmente não trabalhar. Paradoxo? Sim, mas também é algo que acontece muito. Existem diversos fatores que somam para a diminuição da produtividade do blogueiro, pode ser a falta de um Home Office, o video game dentro do seu escritório, a TV, o Facebook e o Twitter. O fato é que ao trabalhar a partir de casa, a pessoa fica adiando o trabalho para fazer algo para se divertir, e quando chega ao final do dia nota que não produziu o quanto era necessário. Você faz seu horário de trabalho? Com toda certeza, e digo mais, essa mordomia é uma dos maiores motivos que fazem as pessoas buscarem algo para fazer a partir de casa. É realmente algo bom, mas não podemos esquecer de que trabalhar vem primeiro, depois o lazer.
O que fazer? O primeiro passo é escolher um horário de trabalho, como se você estivesse ainda em sua empresa. Com toda certeza poderá se atrasar e trabalhar até mais tarde no final, mas evite isso. O ideal é que você continue seguindo uma rotina, mas isso serve especialmente pelo fato de que se não fizer isso, provavelmente vai se perder, produzir pouco, e depois vai ter problemas dos mais diversos tipos.

ORGANIZAR O HORÁRIO DE TRABALHO

Certo, já vimos a importância de se ter uma rotina definida para seguir todos os dias, e principalmente como fazer isso. Mas ainda assim, como o objetivo não é fazer o dia ter mais de 24 horas, mas sim fazer mais do que estamos acostumados neste mesmo tempo, também temos que otimizar nosso tempo enquanto estamos trabalhando. O ideal é que você organize também o tempo que esta trabalhando. Existem diversas tarefas a serem cumpridas, como atualizar redes sociais, escrever artigos, responder emails, entrar em contato com anunciantes, ler outros blogs, tudo isso faz parte do seu trabalho, e nada deve ser esquecido. Lembre-se que quanto mais organizado for, melhor os resultados que vai ter.
O que fazer? Antes de tudo, escrever em uma planilha os sete dias da semana e também o que tem que fazer obrigatoriamente a cada dia. Talvez nos finais de semana você não precise escrever nenhum artigo, neste caso não coloque esta tarefa no dia proposto. Depois que fizer isso, analise o tempo de trabalho que você tem (recomendamos que seja um mínimo de 6 horas/dia) para com a quantidade de tarefas que tem. Se sobrar tempo, o ideal é que adicione mais tarefas, ou tire alguma de um dia com muita coisa para fazer. Quanto melhor dividido tiver, melhor vai utilizar seu tempo. Organizar seu tempo significa usar o mesmo para fazer mais tarefas que deem resultados posteriores.

 TENHA UMA AGENDA

Se organizar para acontecimentos importantes para daqui um mês ou dois é extremamente importante. Imagine a seguinte situação, você diz aos leitores que no dia x vai fazer um hangout sobre a plataforma da Netaffiliation, onde vai explicar tudo sobre o programa de afiliados, vai fazer uma análise completa da Netaffiliation. Porém, no mesmo dia x você tem uma viagem para fazer. Obviamente poderá adiantar o hangout ou dar algum outro jeito, mas o melhor mesmo seria já ter anotado os compromissos para que nada disso aconteça.
O que fazer? Muito simples, compre uma agenda, comece a escrever tudo que marcar. O ideal é que só marque os eventos que realmente vão acontecer, marque a duração prevista também. Caso não tenha tanto intimidade com a agenda e uma caneta, existem agendas gratuitas online que você poderá utilizar.

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